Plano de
aula de ciências
1. Ensino Fundamental
- Plano de aula: 5º ano
Objetivos Específicos
•Compreender a organização funcional do meio
ambiente, caracterizando os componentes da natureza e analisando a diferença
entre seres vivos e seres não vivos.
3. OBJETIVOS GERAIS.
•Conceituar meio ambiente;
•Distinguir os componentes da natureza;
•Analisar
a diferença entre os seres vivos e não-vivos;
. 4.
CONTEÚDOS CONCEITUAIS E ATITUDINAIS ASSOCIADOS
: • Conceituais: Meio Ambiente: o ar, a água,
o solo, a luz do sol, as plantas e os animais.
•
Atitudinais: Interesse pelo conhecimento e pela compreensão dos conteúdos.
5. CONHECIMENTOS PRÉVIOS:
•Informações a respeito do ambiente em que o
aluno vive.
. 6.
PROCEDIMENTOS DE ENSINO:
·
Projeção
em vídeo do filme: TERRA que será
utilizado para iniciar a discussão sobre conceito de meio ambiente que cada
aluno possui;
·
Dividir a
turma em 6 grupos, onde cada grupo ficará responsável por abordar um dos
componentes da natureza (ar, água, solo, luz do sol, plantas e animais)
explicando sua importância na vida dos seres vivos.
·
Desenhar
o meio ambiente em que o aluno vive;
·
Exposição
de cartazes elaborados pelos alunos retratando os seres vivos e não vivos;
·
Proposição
de exercício no livro didático;
·
Para
encerrar será feita uma revisão de tudo o que foi discutido e visto nesta aula;
7.
RECURSOS:
·
Livro
didático, cartolina, piloto, lápis de cor, lápis, borracha, caderno, cola,
figuras para ilustrar o cartaz e outros.
8.
AVALIAÇÃO:
·
Será
realizada após observar a coerência entre as respostas dadas no exercício e o
que foi discutido em sala de aula; E a participação nas atividades propostas e
os objetivos operacionais.
9. TEMPO PREVISTO: 04 aulas - h/a.
Ø ASSUNTO:
Classificação dos animais
(Invertebrados).
Ø OBJETIVOS:
·
Identificar
os diversos filos de animais invertebrados e suas características. Perceber a
diversidade dos invertebrados.
·
Compreender
o processo de metamorfose dos insetos.
Ø METODOLOGIA:
·
No
primeiro momento será colocado cartaz onde mostrará a classificação dos seres
vivos segundo a presença ou não da coluna vertebral (seres vertebrados e
invertebrados) e seus filos. Serão demonstrados também os principais grupos dos
invertebrados (artrópodes, crustáceos, insetos, aracnídeos, quilópodes e Diplópodes).
Ø
AVALIAÇÃO:
·
Será
feita de forma processual e sem fim quantitativo, mas como forma de verificação.
Ø RECURSOS:
· Cartaz
·
Textos
Nenhum comentário:
Postar um comentário